O que é uma Advertência (Aviso)?

Uma advertência no SPED Fiscal é muito parecida com um erro de escrituração (Clique aqui para ler o nosso artigo sobre erros de escrituração), porém, no caso da advertência é permitido avançar com o processo de geração do arquivo para assinatura e sua posterior transmissão. Normalmente o PVA identifica como advertência as operações que podem estar erradas do ponto de vista das regras de validação estabelecidas no programa.

Em bom exemplo disso é quando aparece uma advertência que diz que o valor total do documento (Registro C100), deve ser igual a soma dos valores de operação do registro C190.

Porquê não lançar esta informação como um erro ao invés de uma advertência? Por que aqui existem 2 erros possíveis. Pode ser que o somatório dos registro C190 estejam incorretos ou que o valor total da nota (registro C100) esteja incorreto. Como o PVA não consegue determinar em qual das 2 situações a divergência se enquadra, ela é apontada como uma advertência para que o usuário tire as suas próprias conclusões e efetue a correção mais adequada a situação.

Esse é um ponto de muita atenção, pois, muitos usuários acabam deixando as advertências passarem por entenderem que não é importante, na verdade muito pelo contrário, são raras as ocasiões em que uma escrituração está correta apresentando advertências.

Na verdade, mesmo apresentando o SPED Fiscal 100% validado, ou seja, sem nenhum erro ou advertência, a escrituração da EFD-ICMS/IPI pode estar completamente errada, isso porque o PVA não faz todas as validações que poderia fazer. Para saber um pouco mais sobre isso sugiro que leia o nosso artigo: Porque Mesmo 100% Validado o Seu SPED Fiscal Pode Estar Errado?

Em resumo, uma advertência é potencialmente mais perigosa do que um erro de escrituração comum, pois ela possui na verdade múltiplos erros dentro de si e o fato de poder seguir a diante com o processo de escrituração só aumenta o risco de uma autuação para o contribuinte, portanto, tenha cuidado redobrado quando vir uma advertência.

2 comentários em “Advertência (Aviso)”

Deixe um comentário

Compartilhar