Como Alterar o Status do SPED Fiscal de Original para Retificadora no PVA?

 

Eu acabei de receber uma pergunta de uma das integrantes dos meus grupos de Discussão do SPED Pra Quem Faz! (Se você quiser saber o que é e como participar clique aqui) com a seguinte questão: Como eu faço para alterar o status do SPED Fiscal de Original para Substituta (Retificadora) dentro do PVA da EFD ICMS/IPI? Ao responder essa pergunta, me veio a cabeça que apesar de parecer uma questão simples, esse procedimento possui uma pegadinha que a maioria das pessoas não conhecem, por isso, resolvi escrever este artigo para passar essa dica para você.

O procedimento normal que a maioria das pessoas realiza é o de entrar no registro 0000, alterar o valor do campo “Código da finalidade” de “0 – Remessa do arquivo original” para 1 – “Remessa do arquivo substituto” e em seguinda clicar no botão Salvar.

 

 

Mas, ao fazer isso acabam se deparando com o seguinte erro:

 

 

Ao se depararem com essa imagem as pessoas concluem (erroneamente) que não é possível alterar o status da declaração dentro do PVA e com isso acabam tendo que regerar o SPED fiscal para resolver um problema tão simples, o que resulta em perda de tempo, que pode ser ainda maior dependendo do tamanho do arquivo gerado. Porém a solução para este problema é mais simples do que você imagina.

O procedimento começa exatamente igual  ao realizado acima com uma pequena diferença:

 

 

Ao invés de clicar em Salvar, clique em Fechar, quando você fizer isso, vai aparecer o seguinte aviso:

 

 

Neste ponto você vai clicar em “Sim” e vai notar que  alteração foi realizada.

O segundo método é ainda mais fácil de executar, basta que você abra o .txt e altere o dígito 0 pelo dígito 1 no terceiro campo da linha 1. Veja a imagem abaixo:

 

 

Pronto! Agora você tem 2 métodos para resolver este problema até a próxima.