Como Realizar a Manifestação do Destinatário Através do Portal da NF-e

No artigo dessa semana vamos ver como funciona na prática a manifestação do destinatário, algumas semanas atrás eu fiz um artigo explicando toda a parte técnica das manifestações (no artigo: Regras Para Manifestação do Destinatário, Você Está Fazendo Isto Certo?), porém, durante essa semana recebi algumas dúvidas relacionas a operacionalização destes procedimentos e como aqui é SPED Pra Quem Faz! resolvi resolvi fazer este artigo mostrando como é na hora de por a mão na massa, vamos nessa?

Este artigo será meio que um complemento do artigo anterior, então, todas as bases legais e aspectos mais teóricos da Manifestação do Destinatário serão encontrados no artigo cujo link está no parágrafo acima. Na última parte deste artigo falamos sobre as 2 formas de realizar a Manifestação do Destinatário: a primeira através do Portal da NF-e e a segunda através do Manifestador da NF-e.

Neste artigo vamos nos concentrar em explicar como funciona a primeira forma de manifestação e caso seja necessário farei um novo artigo exclusivo para detalhar a segunda opção para manifestação dos documentos fiscais.

Manifestação do Destinatário Através do Portal da NF-e

Essa é a forma mais prática para manifestar uma nota fiscal, pois você só precisa acessar o Portal da NF-e e seguir os 9 passos indicados abaixo.

 

Passo 1 – Acessar o Portal da NF-e (http://www.nfe.fazenda.gov.br)

 

Passo 2 – Navegar no menu Serviços até a opção Manifestação Destinatário

 

Passo 3 – Resolver os problemas de conexão.

Quando você realizar o passo 2 vai cair numa página com um aviso igual ao da imagem abaixo, para resolver este problema basta que você clique na palavra AVANÇADO e depois no link Ir para www.nfe.fazenda.gov.br (não seguro)

Passo 4 – Selecionar o certificado digital da empresa que deseja realizar a manifestação

 

 

 

Passo 5 – Consultar a NF-e através da chave de acesso e selecionar o evento a ser realizado.

 

Nesta tela é o momento de selecionar a NF-e que será manifestada, bem como o evento que se deseja registrar. Caso as opções Desconhecimento da Operação e Operação Não Realizada sejam selecionadas será preciso preencher o campo justificativa informando o porque destes eventos estarem sendo registrados. Depois disso clique no botão OK.

 

Passo 6 – Baixar o aplicativo JAVA para assinar o evento

 

 

Após clicar no botão OK, aparecerá a mensagem acima na sua tela e um arquivo para baixar. Este arquivo é o aplicativo JAVA que fará a assinatura do evento que você deseja manifestar. Você deve clicar no botão Manter para que o navegador faça o download do aplicativo e você possa registrar o evento da NF-e.

 

Passo 7 – Executar o Assinador

 

 

Quando você executar o aplicativo aparecerá a mensagem acima na sua tela para que você autorize a execução do aplicativo. Marque a caixinha e clique em executar.

 

Passo 8 –  Assinar o Documento

 

 

Após executar o aplicativo você verá esta tela onde deve realizar a assinatura do evento escolhido, clicando no botão ASSINAR DOCUMENTO.

 

 

Após clicar no botão ASSINAR DOCUMENTO você verá a mensagem de confirmação da assinatura e a mensagem 135 – Evento registrado e vinculado a NF-e.

 

Passo 9 – Confirmação da Operação

 

 

Uma vez que registramos e vinculamos o evento a NF-e é possível fazer uma espécie de prova real para verificar se ocorreu tudo bem e o evento foi realmente vinculado a NF-e, para isso precisamos ir no menu Serviços e clicar na opção Consultar NF-e Completa.

 

 

Se tudo ocorrer bem você verá a tela acima onde deve inserir a chave de acesso da NF-e manifestada, resolver o CAPTCHA e clicar no botão Continuar para efetuar a pesquisa.

 

 

No final da página você encontrará a seção onde são registrados os eventos da NF-e, e se você encontrar o evento registrado por você nesta tabela quer dizer que a sua manifestação ocorreu com sucesso.

E aqui finalizamos mais um artigo do nosso blog. Caso queira se manter atualizado a respeito de tudo que acontece no universo do SPED Fiscal assine a nossa newsletter clicando aqui! Até o nosso próximo artigo.

4 comentários em “Como Realizar a Manifestação do Destinatário Através do Portal da NF-e”

  1. O PASSO A PASSO ESTÁ MUITO BEM ELABORADO,GOSTEI MUITO MESMO DA EXPLICAÇÃO. PARABÉNS A TODA EQUIPE DO SPED PARA QUEM FAZ.

Deixe um comentário

Compartilhar