O que é um erro de Escrituração?

Após a importação do arquivo do SPED Fiscal para dentro do PVA e se não houver nenhum erro de estrutura (clique aqui para saber mais) o validador emitirá uma mensagem avisando que a importação foi com concluída com êxito e perguntando se você deseja fazer a validação do conteúdo da escrituração.

 

 

Caso você escolha a opção sim, será iniciado o processo de validação do arquivo, que pode retornar dois tipos de mensagem, a primeira, informando que o seu arquivo foi validado com sucesso e a segunda, alertando sobre a existência de erros e/ou avisos (advertências) na sua escrituração.

 

 

Ao clicar em “Ok” você verá na tela seguinte um relatório onde constarão os Erros e Advertências encontrados pelo PVA durante a validação do seu arquivo. O relatório que você encontrará é muito parecido com o mostrado na figura abaixo.

Os erros de escrituração impedem que o seu arquivo seja validado e com isso você não poderá gerar a escrituração para assinatura ou transmissão do seu SPED Fiscal, a única forma disso acontecer é resolvendo todos os erros, até que a sua escrituração seja validada com sucesso ou, pelos menos, até que ela possua apenas advertências (clique aqui para ver o nosso artigo sobre advertências).

O relatório apresentado acima é uma versão sintética das informações dos erros encontrados pelo seu PVA no momento da validação do arquivo. É possível detalhar cada um dos erros apresentados no relatório, marcando a caixa “Erros” e clicando no botão “Exibir” dentro do seu PVA.

Depois desse detalhamento o relatório apresentado é idêntico ao apresentado nos casos de erro de estrutura do arquivo (clique aqui para ver o artigo sobre erro de estrutura). A partir daí é só resolver os erros (você pode fazer isso entro do próprio PVA, mas é mais conselhável corrigir direto no sistema que gerou o arquivo) e solicitar uma nova validação de arquivo.

Porém, você também pode se deparar com Advertências na sua EFD-ICMS/IPI. Para saber o que é e como lidar com elas recomendamos que veja o nosso artigo sobre advertências clicando aqui.

2 comentários em “Erro de Escrituração”

Deixe um comentário