Em alguns instantes você receberá um e-mail solicitando a confirmação da sua inscrição.

Mas por enquanto você ativou o desconto secreto do nosso treinamento válido exclusivamente enquanto esta página estiver aberta.

Um dos maiores especialistas em SPED Fiscal do Brasil com mais de 7 anos de atuação direta com o SPED Fiscal vai te contar…

Como resolver pelo menos 80% dos seus problemas com o SPED Fiscal entendendo um simples conceito

Você não precisa passar anos estudando para ser capaz de resolver os erros e advertências do seu SPED Fiscal, longe disso, o segredo para você entender e dominar a EFD-ICMS/IPI consiste apenas em que você compreenda como funciona, o que eu chamo de “idioma tributário” utilizado pelo fisco.

Eu consigo te explicar em alguns minutos de uma maneira totalmente nova e simples como você pode finalmente começar a compreender a lógica de funcionamento do SPED Fiscal.

Sei disso porque já fiz isso várias vezes, com centenas de alunos diferentes.

Milena Batista da Silva Ribeiro de Feira de Santana/BA:
Concluir meu curso de Ciências contábeis em Setembro de 2017. Estou na área da contabilidade desde 2013, porém, nunca tive uma oportunidade de crescimento em conhecimento tão avançado como a partir do momento que comecei acompanhar os conteúdos da SPED Pra Quem Faz. Hoje sou plenamente grata a Deus por ter tido a oportunidade de conhecer o seu trabalho. Parabéns pelo lindo trabalho!

Ou a Guaracira Cunha de Porto Alegre/RS:
Gosto muito das aulas, são bem práticas. Mostra exatamente o que queremos saber e me ajudaram muito na minha rotina de trabalho. Muitas de minhas dúvidas foram respondidas. Gostei também da metodologia aplicada. Parabéns e meu muito obrigado por dividir estas informações conosco.

Ou o Márcio Roberto de Juazeiro do Norte/CE: Desde que comecei a acompanhar a SPED Pra Quem Faz! venho conseguindo melhorar os meus conhecimentos de como preencher o SPED Fiscal. As aulas são muito importantes para melhorar meu desempenho.

Mas o que eles fizeram de diferente – e que funciona para praticamente qualquer pessoa que queira compreender como escriturar o SPED Fiscal corretamente?

Antes de eu te responder essa pergunta é crucial você entender…


O Grande Erro que a Maioria das Pessoas
Cometem ao Escriturar o SPED Fiscal

Muita gente acha que os erros encontrados na validação do SPED Fiscal pelo PVA é o maior problema que pode acontecer ao escriturar o SPED Fiscal.

“Você tem que resolver os erros do PVA” eles dizem.

“Não precisa se preocupar com as advertências,  basta conseguir validar o arquivo e está tudo certo.”

Só que não… eu consigo te mostrar uma série de erros que você pode estar cometendo mesmo com o seu SPED Fiscal 100% validado.

Outras pessoas acham que não tem nenhum problema em pegar os xmls de compra e venda dos seus clientes e  gerarem o SPED Fiscal por eles em seus sistemas de contabilidade.

Na verdade, quando um escritório de contabilidade gera o SPED Fiscal dos seus clientes utilizando o seu sistema de contabilidade está cometendo um dos maiores erros que existem ao escriturar o SPED Fiscal, o que inclusive pode acabar levando o declarante do arquivo a receber uma multa por causa das divergências de estoque, por exemplo.

Outro aspecto fundamental para uma boa escrituração do SPED Fiscal é quantidade e situação dos documentos informados no arquivo. Muitos acham que pelo fato do próprio contribuinte gerar o SPED Fiscal a partir do seu próprio sistema utilizado para emitir as notas, não haverá divergências entre as informações presentes na SEFAZ e geradas no SPED Fiscal.

Outro ledo engano. Todo santo mês eu encontro divergências entre as notas canceladas no SPED Fiscal mas que constam como Autorizadas na SEFAZ e vice-versa.

Então qual o grande erro que a maioria dos contribuintes cometem escriturar os seus arquivos do SPED Fiscal?

Você vai perceber assim que entender como funciona…


O Enfoque do Declarante no SPED Fiscal

Todos os problemas citados acima vão começar a ficar muuuuito mais fáceis de se resolver quando você entender o que é o Enfoque do Declarante. Eu sou capaz de te afirmar com 100% de certeza que entendo e aplicando tudo que vai aprender aqui você conseguirá resolver pelo menos 80% dos seus problemas com o SPED Fiscal.

Mas então… o que é o enfoque do declarante?

É exatamente aqui que começa o problema,  pois a legislação cita a existência deste conceito, porém, não deixar claro sobre o que se trata e por isso é tão difícil de encontrar alguém que realmente entenda e aplique isso na sua rotina diária de trabalho.

Em toda legislação oficial da EFD-ICMS/IPI o único momento em que o termo Enfoque do declarante é utilizado encontra-se no § 3º da cláusula quarta do Ajuste SINIEF 02/2009, que diz:

§ 3º As informações deverão ser prestadas sob o enfoque do declarante.

E isso é tudo que a legislação oficial do SPED Fiscal tem a dizer sobre esse assunto.

Para esclarecer essa questão vamos recorrer ao dicionário e  buscar a palavra enfoque que significa: perspectiva, prisma, ângulo, lado, sentido, panorama, aspecto, visão, ótica, óptica, luz.

Com isso podemos concluir que o enfoque do declarante nada mais é do que apresentar as informações ao fisco sob o ponto de vista, ou sob a visão do declarante do arquivo. Mas como fazer isso dentro do SPED Fiscal?

Felizmente, para nos ajudar nesta questão exite um documento auxiliar chamado Perguntas Frequentes da EFD ICMS/IPI que responde a algumas questões dos contribuintes levantadas ao fisco. Neste documento encontramos na pergunta 1.12.1 o seguinte texto:

1.12.1 – Como devem ser informados os campos referentes ao Código da Situação Tributária, ao CFOP ou à Alíquota do ICMS para documentos em que não há tal informação?

A informação referente à combinação CST, CFOP e Alíquota do ICMS está implícita na operação e deve ser prestada sob o enfoque do declarante.

Entendi… mas, como eu transformo esse conhecimento em algo útil e prático para melhorar as minhas escriturações do SPED Fiscal?

Para que isso aconteça você vai precisar se tornar fluente no…

Idioma Utilizado pelo Fisco

Como acabei de demonstrar, a chave para resolver pelo menos 80% dos seus problemas com o SPED Fiscal consiste em utilizar o Enfoque do Declarante em suas declarações de agora em diante.

Para isso você vai precisar dominar o que chamo de “Idioma Tributário” que é composto do conjunto CST, CFOP e Alíquota do ICMS.

Agora… o que tenho que fazer para alcançar essa “fluência fiscal”?

Como saber qual CFOP utilizar em cada situação?

Como identifico a alíquota correta em uma operação interestadual?

Qual CST utilizar numa entrada de nota fiscal? pode ser a do fornecedor?

E nas saídas, preciso mudar o CST ou posso manter o que veio na nota fiscal de compra?

E se houver um erro na emissão da nota fiscal de compra ou de venda, como resolvo?

Essas são apenas algumas das perguntas que eu quero responder para você. Por isso criei um treinamento para mostrar exatamente o que você deve fazer para que a escrituração do SPED Fiscal deixe de ser um problema para você.

Aqui embaixo você vai conhecer algumas das pessoas que já conseguiram atingir os tipos de resultados que eu estou prestes a te propor agora.

Luiz Eduardo Riegel Gomes Junior
Auditor Fiscal na SEFAZ/PI:

Realizei o curso do teu site, e acompanho os teus artigos, todas as informações são bastante esclarecedoras. Parabéns pelo teu trabalho e com certeza é muito válido para o crescimento de quem atua na área fiscal.

Deborah Luísa
Aluna de Barreiras/BA:


Eu adquiri esse curso ha algum tempo e sempre recorro a ele. É um treinamento maravilhoso. Foi a minha salvação. Comecei do zero e evolui bastante nessa área graças a essas informações bastantes esclarecedoras.

A minha promessa é bem clara e simples: você vai sair deste treinamento sabendo muito mais do que apenas resolver os problemas listados nesta página e ainda vai aprender uma série de macetes que vão tornar o seu trabalho com o SPED Fiscal muito mais prático e rápido do que tem sido até hoje para você.


Isso te parece justo?


Então continue lendo… porque essa é a única maneira de ter acesso ao…

Treinamento SPED Fiscal Essencial


Eu sei que neste momento você de estar pensando em quanto vai custar esse treinamento que vai te ajudar a evitar muitas dores de cabeça com multas e inconsistências no seu SPED Fiscal.

Eu pensei muito sobre como precificar esse treinamento para você e uma das formas mais justas de fazer isso é levando em consideração o risco envolvido em todas as vezes que você aperta o botão transmitir no seu PVA da EFD-ICMS/IPI.

Hoje a multa padrão aplicada pelo fisco é de 3% sobre o valor do faturamento mensal da empresa. Isso se aplica não só quando ocorre omissão de informações, mas também, nas situações em que a declaração apresentada contém inconsistências, ou seja, nos casos que, embora não falte nenhuma informação no arquivo, os dados foram apresentados de maneira incorreta.

Considerando uma empresa com faturamento mensal de 100 mil reais isso significa que existe um risco potencial de R$ 3.000,00 (três mil reais) por arquivo transmitido.

Se levarmos em consideração o risco envolvido em um 1 ano inteiro de envios do SPED Fiscal esse é valor bem razoável para o nosso treinamento, principalmente, se você cuida de mais de uma empresa, o que provavelmente é verdadeiro.

No entanto eu não vou te cobrar esse valor…

Nem mesmo a metade disso, que seriam R$ 1.500,00 reais

Na verdade… o valor normal deste treinamento é de 197 reais.

Mas… os primeiros 100 sortudos que conseguirem uma vaga para essa oportunidade vão ter o direito de participar por apenas… 10x de 11,08 ou 97 à vista.

Isso mesmo, míseros 97 reais para você aprender como resolver pelo menos 80% dos seus problemas relacionados ao SPED Fiscal.

Agora… com tanto valor por um preço tão pequeno, é capaz de você estar se perguntando…

Porque Tão barato?


E a verdade disso é que nós queremos criar fãs (e casos de sucesso) rapidamente, para alavancar o nosso crescimento na internet.

Para isso acreditamos que a maneira mais fácil de atingir este objetivo é fazendo uma oferta quase irrecusável e então entregando nosso melhor conteúdo!

Então a minha única pergunta para você é: você quer ser um desses casos de sucesso?


Calma, Porque ainda tem mais!

Ao Adquirir o nosso treinamento você terá acesso ilimitado a todas as aulas pelo período de 1 ano.

Além disso você conta com a nossa garantia incondicional de 15 dias.

Ou seja, você tem 15 dias para avaliar se o conteúdo é ou não para você e caso, por qualquer motivo, decida que ele não atendeu as suas expectativas, basta nos enviar um e-mail solicitando o reembolso que nós lhe devolveremos cada centavo do seu dinheiro, sem perguntas ou ligações chatas.

Ao finalizar as aulas você pode solicitar o seu certificado de participação no treinamento com carga horária de 12 horas de conteúdo.

Ao se inscrever você também terá acesso aos mapas mentais com o resumo do que foi abordado em cada uma das aulas. Além do resumo da aula estes mapas também possuem os links de acesso as leis e documentos legais utilizados durante as aula ministradas.


Qual o conteúdo do Treinamento?

O treinamento SPED Fiscal Essencial possui 12 horas de conteúdo distribuído em 10 aulas com os seguintes assuntos:

  • Aula 01 - Visão Geral do Projeto SPED (Objetivos, Abrangência, Usuários, livros e Declarações);
  • Aula 02 - Visão Geral Sobre o SPED Fiscal (O que é, O que escriturar, Legislação aplicável);
  • Aula 03 - A Estrutura da EFD ICMS-IPI (Visão Geral Sobre os Blocos, Registros e Campos da EFD-ICMS/IPI);
  • Aula 04 - Obrigatoriedade da EFD-ICMS-IPI (Quem está obrigado a transmitir o arquivo, Obrigatoriedade para o SIMPLES NACIONAL, Obrigatoriedade de escrituração do Escrituração do Bloco G e Bloco K);
  • Aula 05 - Prestação e Guarda da EFD-ICMS/IPI (Como deve ser gerado o arquivo, O Que é a Totalidade das Informações, Qual Perfil de Escrituração Utilizar, Devo enviar o SPED Fiscal sem movimento?);
  • Aula 06 - Geração e Envio da EFD-ICMS-IPI (Tabelas Utilizadas na Geração da EFD-ICMS/IPI, O que o PVA Avalia no momento da Validação?, Prazo de Envio da EFD-ICMS/IPI);
  • Aula 07 - Assinatura da EFD-ICMS-IPI (Tipos de Certificado Digital, Autoridades Certificadoras, Quem pode assinar a EFD-ICMS/IPI);
  • Aula 08 - Retificação da EFD-ICMS-IPI (Prazos, Pedido de Autorização para Retificação, Quando não Retificar);
  • Aula 09 - Aulas sobre NCM, CFOP, CST/ICMS, CST/IPI e CEST e a sua relação com o SPED Fiscal; e
  • Aula 10 - Aula sobre o Enfoque do Declarante no SPED Fiscal, o que é e como utilizá-lo de forma correta na minha escrituração?


O que exatamente você está recebendo...


Abaixo um breve resumo de tudo o que você está recebendo ao se inscrever para participar do nosso treinamento SPED Fiscal Essencial.

  • Treinamento SPED Fiscal Essencial com 12 horas de carga horária;
  • Mapas Mentais com o resumo das aulas e links de acesso aos textos legais utilizados nas aulas ministradas;
  • 1 Ano de acesso ilimitado
  • Certificado de Participação; e
  • Garantia incondicional de 15 dias

De: R$ 197,00

Por apenas: R$ 97,00

Ou em até 10x de R$ 11,08

Logo Hotmart

Perguntas e Respostas

No seu computador. Ao se inscrever você receberá um e-mail com os seus dados de acesso.

Assim que você receber os dados de acesso já poderá acessar todo o conteúdo de 12 horas que disponibilizamos.

O tempo de acesso é de 180 dias contados a partir da data da compra.

Embaixo de cada vídeo existe uma área de comentários onde você pode deixar as suas dúvidas. A cada pergunta postada nós recebemos um e-mail informando sobre a interação de cada aluno e buscamos responder o mais rápido possível.

Com certeza, basta concluir as aulas e solicitar o seu certificado através do formulário de contato dentro da plataforma.

Se você acredita que o investimento de 11 reais por mês é positivo para o seu crescimento, clique no link abaixo e faça parte.