Como instalar o Validador do SPED Fiscal?

Volta e meia eu recebo uma pergunta de alguém querendo saber o passo a passo para instalar o PVA (Programa Validador e Assinador) da EFD ICMS/IPI ou SPED Fiscal se assim você preferir. Então eu resolvi escrever este artigo para deixar registrado de forma detalhada como funciona o processo de instalação ou atualização da versão do PVA no seu computador.

Antes de realizar a instalação você vai precisar fazer o download da versão mais recente do PVA. Caso você ainda não tenha feito isso veja o nosso artigo com o título: Como Fazer o Download do SPED Fiscal? Outra questão importantíssima é ter o Java instalado no seu computador para que o PVA do SPED Fiscal funcione corretamente. Recados dados agora vamos ao que interessa:

Passo 1: Após o download do PVA clique com o botão direito no executável (.exe) e selecione a opção “Executar como administrador“, caso você não consiga selecionar essa opção, terá que pedir para a pessoa da área de TI realizar a instalação para você (ou aquela pessoa que “entende de computador” mais perto de você, rsrs).

Logo em seguida aparecerá uma janela com a seguinte mensagem: “Deseja permitir que o programa de um fornecedor desconhecido faça alterações neste computador?” clique na opção sim para prosseguir com a instalação.

Passo 2: A primeira tela do PVA te dará algumas informações sobre o que irá acontecer durante o processo de instalação. Caso você já tenha o PVA instalado e está apenas atualizando a versão, recomenda-se fazer uma cópia de segurança (backup) de todas as escriturações, na versão anterior do PVA, antes de prosseguir com a instalação da nova versão. Se você está apenas instalando o programa apenas clique em “Próximo“.

Passo 3: Na tela que segue você escolherá o diretório onde deseja instalar o PVA, eu aconselho que você mantenha o diretório padrão. Se existir uma instalação anterior em seu computador aparecerá a seguinte mensagem: “O diretório já existe! Tem certeza de que quer instalar neste diretório e possivelmente sobrescrever arquivos existentes?”. Se você seguiu o passo anterior, não se preocupe, apenas clique em “Sim” para prosseguir com a instalação.

Passo 4: Uma vez concluído o passo 3, o programa começará a instalação que é dividida em 2 partes: Na primeira é instalado o pacote principal que contém os arquivos do PVA. Já na segunda é realizada a instalação de um pacote Java que vem embutido no instalador. Você só precisa aguardar até que a barra de progresso da instalação exiba o texto “[Terminado]” e a barra de progresso total da instalação exiba a informação “2 / 2“. Isso tendo acontecido clique mais uma vez no botão “Próximo“.

Passo 5: Agora é o momento de escolher onde você quer instalar os atalhos para ter acesso ao PVA. Eu nunca usei esta funcionalidade e aconselho você a deixar a opção “(Default)” selecionada e prosseguir com a instalação clicando no botão “Próximo“.

Passo 6: Uma vez realizado o passo anterior você receberá uma mensagem dizendo que ocorreu tudo bem com a sua instalação e informando o caminho do desinstalador do programa, caso você precise desinstalá-lo por qualquer motivo.

Se você seguiu todos os passos listados acima, neste momento você já está com o seu validador instalado no computador e pronto para iniciar as suas análises e transmissões da EFD ICMS/IPI.

Caso ainda esteja iniciando nesta área e está sem saber por onde começar, eu gostaria de te dizer que toda terça-feira a partir das 20:00 (horário de Brasília) nós ministramos aulas 100% gratuitas sobre o SPED Fiscal. Para participar conosco você só precisa se cadastrar para receber os lembretes das aulas através deste link.

Deixe um comentário